A nova onda na suplementação atual são os famosos "pré treinos". Mas o que são e o que podem trazer de benefício para quem o usa? Os pré treinos variam em sua composição, mas usualmente contém uma mistura de aminoacidos, cafeína, creatina, beta-alanina, carboidratos, minerais, vitaminas e fitoterápicos. Vamos ver o que diz um estudo de 2010 de Smith e seus colaboradores.
Os efeitos de um suplemento pré-treino contendo creatina, cafeína e aminoácidos durante três semanas de exercícios de alta intensidade sobre o desempenho aeróbio e anaeróbio
Foram selecionados para o estudo 24 pessoas praticantes de atividade física que foram divididos em dois grupos: o grupo GT que utilizou uma mistura de 40 kcal contendo whey protein, Cordyceps sinensis, creatina, citrulina, ginseng e cafeína. O gupo PL que também utilizou uma mistura de 40 kcal mas com uma composição diferente contendo apenas maltodextrina, aromatizantes e corantes. Os grupos treinaram 3 vezes por semana durante 3 semanas e foram avaliados antes e após o treinamento.
Os resultados deste estudo indicam que a ingestão aguda do suplemento que o grupo GT ingeriu como pré-treino, contendo 100 mg de cafeína, 1,5g de creatina, 1g de BCAAs, 9g de whey protein, 2,5g de sinensis cordyceps, 0,75g de um combinado de citrulina e rhodiola melhorou significativamente o desempenho do grupo em comparação ao grupo PL, que não consumiu o pré treino. Além disso, sugere-se que o pré-treino pode ser útil na manutenção da massa muscular durante os períodos de treino intenso.
Apesar de não haver um único ingrediente no pré-treino que poderia representar isoladamente a melhoria do desempenho, é provável que a combinação de doses relativamente baixas de ingredientes diversos como a cafeína, creatina, BCAA, proteína de soro de leite, e cordyceps, sejam responsáveis pelo aumento no desempenho aeróbio, no volume de treinamento e para a manutenção da massa magra.
A suplementação vem nos mostrando ser um diferencial para a prática esportiva. É preciso ter cautela e aprofundar os estudos sobre os diversos tipos de suplementação, para mostrar o que de fato pode ajudar sem comprometer a saúde.