Nutricionista Esportivo

Minha foto
Especialista em nutrição clínica e esportiva condeguerra@hotmail.com

sábado, 22 de dezembro de 2012

A nova onda na suplementação


A nova onda na suplementação atual são os famosos "pré treinos". Mas o que são e o que podem trazer de benefício para quem o usa? Os pré treinos variam em sua composição, mas usualmente contém uma mistura de aminoacidos, cafeína, creatina, beta-alanina, carboidratos, minerais, vitaminas e fitoterápicos.  Vamos ver o que diz um estudo de 2010 de Smith e seus colaboradores.

Os efeitos de um suplemento pré-treino contendo creatina, cafeína e aminoácidos durante três semanas de exercícios de alta intensidade sobre o desempenho aeróbio e anaeróbio
  
Foram selecionados para o estudo 24 pessoas praticantes de atividade física que foram divididos em dois grupos: o grupo GT que utilizou uma mistura de 40 kcal contendo whey protein, Cordyceps sinensis, creatina, citrulina, ginseng e cafeína. O gupo PL que também utilizou uma mistura de 40 kcal mas com uma composição diferente contendo apenas maltodextrina, aromatizantes e corantes. Os grupos treinaram 3 vezes por semana durante 3 semanas e foram avaliados antes e após o treinamento.

Os resultados deste estudo indicam que a ingestão aguda do suplemento que o grupo GT ingeriu como pré-treino, contendo 100 mg de cafeína, 1,5g de creatina, 1g de BCAAs, 9g de whey protein, 2,5g de sinensis cordyceps, 0,75g de um combinado de citrulina e rhodiola melhorou significativamente o desempenho do grupo em comparação ao grupo PL, que não consumiu o pré treino. Além disso, sugere-se que o pré-treino pode ser útil na manutenção da massa muscular durante os períodos de treino intenso.




Apesar de não haver um único ingrediente no pré-treino que poderia representar isoladamente a melhoria do desempenho, é provável que a combinação de doses relativamente baixas de ingredientes diversos  como a cafeína, creatina, BCAA, proteína de soro de leite, e cordyceps, sejam responsáveis ​​pelo aumento no desempenho aeróbio, no volume de treinamento e para a manutenção da massa magra.
A suplementação vem nos mostrando ser um diferencial para a prática esportiva. É preciso ter cautela e aprofundar os estudos sobre os diversos tipos de suplementação, para  mostrar o que de fato pode  ajudar sem comprometer a saúde.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Suplementação do termogênico Meltdown



Efeito da suplementação do termogênico Meltdown em mulheres jovens.
Stefanie Rashti, Jay Hoffman*, Jie Kang, Nicholas Ratamess and Avery Faigenbaum,2009.



 O objetivo do estudo de Rashti e seus colaboradores publicado em 2009, foi examinar os efeitos agudos do termogênico Meltdown sobre o consumo de oxigênio em repouso (VO2), quociente respiratório (RQ), gasto calórico (kcal), freqüência cardíaca (FC), pressão arterial (PA), e de humor em mulheres saudáveis ​​e fisicamente ativas.
Dez indivíduos do sexo feminino foram submetidos a duas sessões de testes administrados de forma randomizada e duplo-cego. Foram fornecidos o termogênico para um grupo (S; comercializado como Meltdown RTD ®) e para o outro foi fornecido placebo (P).

 O VO2 e a FC foram determinados a cada 5 minutos, durante os primeiros 30 minutos e cada 10 minutos durante os próximos 150 minutos. A pressão arterial foi determinada a cada 15 min durante os primeiros 30 minutos e a cada 30 minutos depois disso. O himor dos avaliados foi verificado com base em um questionário com enfase em foco, atenção e fadiga e foi determinado a cada 30 minutos. Foi calculado o VO2, em  uma média de 3 horas e em uma média  de a cada hora foi calculado o RQ, kcal de carboidratos, kcal totais, gorduras totais, FC, PA, e o estado de humor.

análise revelou uma diferença significativa de 10,8% no VO2 entre S e P para o período de estudo de 3 horas. Não houve diferenças significativas no consumo de oxigênio na primeira hora de ingestão do suplemento. O consumo de oxigénio foi significativamente elevado na segunda hora (13,9%) e terceira hora (11,9%) após a ingestão. Uma diferença significativa no gasto de energia também foi visto entre o grupo do termogênico e o grupo placebo. Embora o gasto de energia não foi significativamente diferente entre os diferentes grupos (S e P) na primeira hora, as diferenças significativas entre os grupos foram observados na segunda e terceira hora. Foi observado um aumento na pressão sistólica do grupo do termogênico (110,0 ± 3,9 mmHg) em comparação ao grupo placebo (107,3 ​​± 4,4 mmHg) durante o período do estudo de três horas. Não foram observadas diferenças significativas na frequencia cardiaca ou na pressão diastólica em qualquer tempo. Não foram observadas diferenças significativas entre os grupos S e P com relação ao estados de humor medidos durante o estudo.

Os resultados indicaram um aumento significativo no gasto energético em mulheres jovens e saudáveis ​​após a ingestão aguda do suplemento Meltdown. Além disso, a ingestão deste suplemento aumentou a pressão arterial sistólica, durante três horas após a ingestão, no entanto, os valores de pressão sanguineos estavam dentro dos limites normais.

     Bons treinos!!!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Suplementação de caféina


 A cafeína como recurso ergogênico 



Na literatura científica existe muitos estudos sobre a suplementação de cafeína. É evidente que a cafeína é realmente ergogênica, mas existem variantes a serem consideradas, como a intensidade, a duração e o modo de exercício. Portanto, após revisão da literatura disponível, as seguintes conclusões podem ser tiradas:

• A cafeína é mais potente quando consumidos num estado anidro (cápsula / comprimido, pó), em comparação com o café.• A maior parte da investigação tem utilizado um protocolo em que a cafeína é ingerida 60 minutos antes de desempenho para assegurar uma absorção ótima, no entanto, também foi mostrado que a cafeína pode melhorar o desempenho quando consumido 15-30 min antes do exercício.

• A cafeína é eficaz para melhorar os vários tipos de desempenho quando consumidos em baixa a moderada doses (~ 3-6 mg / kg), além disso, não há qualquer benefício adicional quando consumido em doses mais elevadas (≥ 9 mg / kg).• Durante os períodos de privação do sono, a cafeína pode agir para melhorar o estado de alerta e vigilância, que tem se mostrado ser uma ajuda eficaz para o pessoal de operações especiais militares, bem como atletas durante os tempos de exercício exaustivo que requer foco.• A cafeína é uma ajuda positiva para a atividade máxima sustentada resistida, e também tem se mostrado muito eficaz para melhorar o desempenho.• Recentemente, demonstrou-se que a cafeína pode melhorar e não inibir, a ressíntese d
e glicogénio durante a fase de recuperação do exercício.• A cafeína é benéfica para o exercício de alta intensidade de duração prolongada (incluindo esportes coletivos como futebol, hóquei em campo, remo, etc), mas a melhoria no desempenho é específico para atletas condicionados.
• Pesquisa referentes exclusivamente às mulheres é limitada, no entanto, estudos recentes têm mostrado um benefício para melhorar o condicionado, a força e um aumento moderado no desempenho.
Vários estudos não conseguiram demonstrar qualquer alteração na taxa de sudorese, perda de água total, ou variação negativa em equilíbrio líquido que possa afetar negativamente o desempenho, mesmo sob condições de estresse por calor.

Com certeza uma boa opção de suplementação!