Existem pessoas que passam horas na academia treinando e não conseguem evoluir tanto no treinamento ou esteticamente. Qual é o tempo certo de treino? Temos que analisar primeiramente como você tem treinado. Você pode estar treinando de duas formas, ou você treina submáximo (antes de falhar a contração muscular você interrompe o treino) ou treina máximo (treinando até a falha muscular). Não adianta ter um treino longo e estar treinando submáximo. Se você compactar o seu treino e melhorar a intensidade dele, com certeza o estimulo será diferente e o seu corpo irá responder.
Muito se é dito que a dieta é mais importante que o treino, será?Gosto de dividir essa responsabilidade por três: dieta, treino e descanso. Você esta treinando bem, com boa intensidade, treino máximo, compacto, descansando bem, mas se a quantidade de carboidrato (CHO) for insuficiente você irá fracassar. O CHO tido como vilão por muitas pessoas é nossa primeira fonte de energia. Ele é ingerido e sua digestão se inicia já na boca com a ação da mastigação e da enzima amilase salivar. No estomago, o suco gástrico acelera o processo de quebra deste CHO.
Chegando à corrente sanguínea, tem ação fundamental para manter a glicemia e sua menor porção, a glicose, é a única fonte de energia para o nosso cérebro. Esse CHO ingerido é armazenado na forma de glicogênio hepático e muscular. Com o decorrer do treino, essa reserva de energia (glicogênio) vai se esgotando, como um carro que vai andando e gastando sua gasolina, uma hora ela entra na reserva e será necessário reabastecer para poder prosseguir a viagem. Outra situação: o treino está bom, a dieta também, mas o repouso (o sono e o descanso muscular) não esta sendo suficiente, isso comprometera com certeza o resultado final. É no descanso que o nosso corpo se recupera, que ocorre o anabolismo, onde as fibras musculares são reparadas e se tornam mais fortes para aguentar um próximo treino. No descanso nosso sistema imune se recupera do stress que foi gerado com o esforço físico, ele é fundamental. Resumindo, um bom treino (treino máximo e com variações de estímulos) junto com uma dieta equilibrada (com a ingestão necessária de CHO, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais) mais um bom descanso, fará com que você chegue aos seus objetivos de forma mais saudável e tranquila.
Bons treinos!!!
Muito bom! Melhor artigo que voçê já fez, estava procurando por isso.
ResponderExcluirObrigado Fabiana!
ResponderExcluirAcompanhando!
ResponderExcluirAcompanhando!
ResponderExcluir