Nutricionista Esportivo

Minha foto
Especialista em nutrição clínica e esportiva condeguerra@hotmail.com

sexta-feira, 8 de março de 2013

Leucina e a síntese de proteína muscular



A leucina é um aminoácido essencial que faz parte dos chamados BCAA's (aminoácidos de cadeia ramificada - leucina, isoleucina e valina), tem ação anticatábolica, ou seja atua como protetor da massa muscular. Uma curiosidade é que sua metabolização é muscular e não hepática. É um aminoácido que entra facilmente no processo de gliconeogênese, processo esse que o transforma em energia na falta de glicogênio.O teor de leucina em uma fonte proteica tem um impacto positivo sobre a síntese de proteínas, melhorando a hipertrofia muscular. Ela tem um importante papel na síntese de proteínas ou seja no processo anabólico. A via metabólica mTor de síntese de proteínas é regulado pela leucina. 
AllMax Nutrition LeucineNo trabalho de Dreyer e seus colaboradores, foram utilizados uma amostra de 16 jovens do sexo masculino para determinar os efeitos do consumo de leucina no pós treino. Aqueles que consumiram a bebida contendo leucina após uma única sessão de exercícios de resistência apresentaram as maiores taxas de síntese proteica do que o grupo controle que não consumiu a bebida. 
Outro estudo que foi conduzido por Koopman e seus colaboradores concordou com as conclusões de Dreyer. O estudo foi com oito homens em que foram distribuídos aleatoriamente para consumir uma das três bebidas: só carboidratos ou carboidratos e proteínas ou carboidratos, proteínas e leucina livre e após 45 minutos de exercícios de resistência, os resultados indicaram que o ganho de massa magra foi significativamente maior no grupo carboidrato, proteína e leucina em comparação com os valores observados no grupo que consumiu só carboidrato ou a proteína e carboidratos, indicando a capacidade da leucina de aumentar a síntese de proteínasA leucina sozinha parece ser quase tão eficaz em estimular a síntese de proteínas do que todos os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA). A leucina parece ter ambos os mecanismos estimulantes de insulina, porém não dependente dela para promover a síntese de proteínas. Aproximadamente 3 a 4 g de leucina por dose é necessária para promover a máxima síntese de proteínas. A leucina esta presente nas fontes de proteínas,  como as carnes e ovos, nas leguminosas como a soja e o feijão e nos suplementos como o whey protein e os bcaa's.
 
Victor Guerra
Nutricionista Clínico e Esportivo
61-84746268
61-35476268
61-99926268
CLSW 304, BL. A (ALPHA SHOPPING), SALA 136 - SUDOESTE